JORNAL DA ALTEROSA

190 e 181: entenda as diferenças entre os telefones da polícia

[FOTO1]
25 de junho de 2012 — Para entrar em contato com as autoridades policiais, o cidadão conta com dois números de telefone fáceis de decorar e de uso facilitado: 190 e 181. Ambos recebem ligações gratuitas que facilitam a ação da polícia, mas é preciso saber a diferença entre as informações que cada caminho recebe.

O 181 é o telefone do Disque Denúncia, criado para o recebimento de denúncias anônimas. O canal recebe cerca de 80 mil ligações por mês, a maioria relacionada ao tráfico de drogas. As chamadas são totalmente sigilosas e os equipamentos não têm detector de chamadas. O denunciante não fornece nome nem endereço e, ao fim, recebe uma senha para acompanhar o resultado das investigações. Entre suas funções, o 181 é ligado à lista dos mais procurados de Minas, e recebe informações que possam levar a prisão de criminosos foragidos.

Já as chamadas de emergência devem ser comunicadas pelo 190, que aciona a Polícia Militar. As ligações feitas pelo número devem estar relacionadas a situações em que a presença da PM seja necessária imediatamente, como por exemplo, quando o denunciante presencia um crime, como um roubo ou sequestro, enquanto ele ainda está ocorrendo.

25 de junho de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO