JORNAL DA ALTEROSA

Aberta a temporada do Papai Noel dos Correios

Ainda faltam dois meses para o Natal, mas o Papai Noel dos Correios já começou a trabalhar. Portanto, você menino ou menina, já pode mandar a sua cartinha. A campanha deste ano vai aceitar somente cartas de crianças que estejam inscritas em uma escola pública, e que sejam comprovadamente carentes.

Para participar, o aluno deve estar cursando até o quarto ano do ensino fundamental e os pedidos devem ser enviados diretamente pelas escolas. A intenção dos Correios é valorizar a educação e trabalhar pelo desenvolvimento do ensino público de qualidade.

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Realizada há mais de 20 anos, o Papai Noel dos Correios é uma das maiores campanhas sociais natalinas do Brasil. É uma ação corporativa, desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais da ECT, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade.

A partir de 2010, a campanha passou a contemplar, além das cartas das crianças que escrevem diretamente ao Papai Noel, as cartas de estudantes das escolas da rede pública (até 4ª série do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desta forma, a campanha alinha-se a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Educação Básica de qualidade para todos e, por conseguinte, associa-se aos preceitos de Responsabilidade Social Empresarial.

Essa vinculação configura uma importante iniciativa de convergência da atuação da ECT em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas. Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar, o uso do CEP(Código de Endereçamento Postal) e do selo postal serão ações trabalhadas nas escolas, visto que um problema recorrente nos anos anteriores era a impossibilidade de aceitação/adoção da carta em razão de endereços incorretos, ausentes ou ilegíveis. Assim, a campanha tem por objetivo responder às cartinhas das crianças em situação de vulnerabilidade social que escrevem ao Papai Noel e também estimular a redação de cartas manuscritas nas escolas. Trabalhar com as crianças o poder da comunicação por meio da redação de cartas ao Papai Noel significa estimulá-las a aprender, com o resgate do prazer em escrever.

O principal benefício que o Papai Noel dos Correios proporciona à sociedade é a disseminação em todo país dos valores natalinos como amor ao próximo, solidariedade e felicidade. A união de empregados ecetistas e da sociedade brasileira em torno da realização dos sonhos infantis é a maior contribuição social da campanha. Em 2010, a campanha ganhou mais um atributo social: contribuir para a educação por meio da parceria com escolas e instituições.

Saiba mais: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/sustentabilidade/vertenteSocial/papaiNoelCorreios.cfm

28 de outubro de 2011

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