JORNAL DA ALTEROSA

Abertas inscrições para as oficinas do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

As inscrições para as oficinas do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011 estão abertas a partir desta quarta-feira, dia 15 de junho. Com proposta ousada e opções para todos os gostos, o evento oferece mais de 1.200 vagas em 42 oficinas. As atividades são desenvolvidas em curadorias de artes cênicas, plásticas, visuais, música, literatura, patrimônio e infanto-juvenil.

Entre os dias 8 e 24 de julho, as duas cidades se unem para oferecer atividades nas áreas de música, literatura, artes cênicas, plásticas e visuais. Para aquecer os participantes e visitantes, o Festival de Inverno conta com grandes nomes da música popular brasileira, como Paula Fernandes, Dudu Nobre, Milton Nascimentoe Paralamas do Sucesso, além da genialidade de Hermeto Pascoal, Antônio Nóbrega, Elomar e Otto, entre outros.

Os interessados em participar das oficinas do Festival de Inverno já podem se inscrever pela internet. A relação dos cursos oferecidos em 2011 está disponível no portal do Festival de Inverno e as inscrições serão feitas no site www.festivaldeinverno.ufop.br. Os valores variam de R$ 15,00 a R$ 25,00 por oficina. As demais atrações do evento são gratuitas.
O trabalho diferenciado começou com a abertura das propostas de oficinas. A seleção foi feita por meio de curadorias para cada área. Este ano o Festival destaca a aproximação maior dos artistas com o público. O workshop “Som e Instrumentação”, com Hermeto Pascoal, é um dos indicativos desta parceria. Além de fazer seu show, o instrumentista é responsável por uma das oficinas da área de música e desafia os participantes do Festival a levarem qualquer objeto até oworkshop, para “tirarem som”. Também atores do grupo teatral Espanca! darão a oficina de “Composições para Cena”.

Com o tema “Vilas de Minas”, o Festival de Inverno celebra a tricentenária história de Mariana, Ouro Preto e Sabará, conhecidas como “Vilas do Ouro”, fundadas em 1711. A pioneira foi a Vila de Nossa Senhora do Carmo, que veio se tornar a primeira capital e bispado de Minas Gerais, batizada de Mariana, em homenagem à rainha de Portugal, Maria Ana de Áustria. Em seguida, foi criada a Vila Rica de Ouro Preto, conhecida como Vila Rica e, atualmente, Ouro Preto. E logo depois foi a vez da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, a atual Sabará.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana , a Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (Feop) e o apoio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG).

14 de junho de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO