JORNAL DA ALTEROSA
Aumento no preço de frutas e do botijão de gás eleva o custo de vida em Belo Horizonte
[FOTO1]
19 de junho de 2012 — A elevação nos preços de frutas e do botijão de gás pode pesar no bolso do belo-horizontino neste mês de junho. Uma Pesquisa do Procon da Assembleia de Minas Gerais mostrou aumento de 1,8% no preço médio das frutas, apesar da redução de 0,32% em verduras e 0,37% nos legumes.
O excesso de chuva nas regiões produtoras do mamão havaí provocou aumento de 34% em relação a maio, além de 27% no limão taiti e 9,54% na banana caturra. A batata inglesa aumentou 18,77%, a cebola 14% e o alho foi reajustado em 11%. A gerente do Procon, Margareth Cintra, alerta que alguns estabelecimentos deixaram de vender os vegetais a quilo, oferecendo-os em embalagens fechadas. Segundo ela, é preciso que o consumidor fique atento a esta forma de consumir o produto, já que é possível confundir-se em relação ao preço final.
Para complicar ainda mais, o gás de cozinha subiu 3,77% em relação ao mês anterior. Um botijão de 13 quilos sai em média a R$45,17 na capital mineira. Quanto às carnes, apesar da pouca variação nos preços, a pesquisa em mais de um estabelecimento pode ser benéfica. Dados do Procon apontam variação de cerca de 300% no custo de produtos iguais entre diferentes estabelecimentos da cidade.
19 de junho de 2012