JORNAL DA ALTEROSA

BHTrans divulga intervenções no Hipercentro para implantação do BRT da Área Central

15 de maio de 2012 – A Avenida Santos Dumont, entre Rua da Bahia e Rua São Paulo, será interditada nos dois sentidos. Os cruzamentos da avenida com as ruas São Paulo, Espírito Santo e Bahia irão permanecer abertos.

DESVIOS

Sentido Praça da Estação/ Rodoviária: …, Rua Guaicurus, Rua São Paulo, Avenida Santos Dumont, …

Sentido Rodoviária/ Praça da Estação: …, Avenida Santos Dumont, Rua São Paulo, Rua Caetés, …

Acesso ao viaduto leste para veículos que vêm da Avenida do Contorno (em direção à região Leste): …, Avenida do Contorno, Rua da Bahia, Rua Guaicurus, Rua Espírito Santo, ….

Os locais estão sinalizados com faixas de tecido para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTRANS e PMMG, e Guarda Municipal irão operar o tráfego na região.

Para a segurança de todos, a BHTRANS orienta os motoristas a redobrar a atenção e respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito durante a operação.

INTERVENÇÕES NO TRÂNSITO

Para diminuir os impactos da interdição, desde o dia 21/4 foram realizadas as seguintes alterações:

– A Rua Guaicurus, entre Rua da Bahia e Rua Rio de Janeiro, passou a operar em mão única direcional no sentido Praça da Estação/ Rodoviária. A Rua Guaicurus atualmente opera em toda a sua extensão, da Rua da Bahia até a Rua Curitiba, no sentido Praça da Estação/ Rodoviária;

– Foi liberado o acesso (à direita) da Rua da Bahia para a Rua Guaicurus. Desta forma, os veículos que vêm da Avenida do Contorno com destino à Rodoviária podem acessar a Rua Guaicurus pela Rua da Bahia.

– Foi proibido o estacionamento a 90º no quarteirão da Rua Guaicurus, entre Rua da Bahia e Rua Espírito Santo. No lado esquerdo da Rua Guaicurus (no sentido de circulação da via) foi implantado estacionamento paralelo e, no lado direito, ponto de embarque e desembarque do transporte coletivo.

– Para os veículos que circulam pela Rua Rio de Janeiro, o atravessamento da Avenida Santos Dumont não é permitido, já que as faixas de trânsito da avenida, próximas ao canteiro central, serão interditadas. Desta forma, no quarteirão da Rua Rio de Janeiro, entre a Rua Guaicurus e a Avenida Santos Dumont, é permitido apenas trânsito local. O acesso é realizado pela Rua São Paulo, que teve sua circulação mantida.

– Foi proibida a conversão à direita da Rua Espírito Santo para a Rua Guaicurus e foi permitida a conversão à esquerda no mesmo local.

– Foram implantados semáforos no cruzamento da Rua Guaicurus com Rua São Paulo e da Rua Guaicurus e Curitiba, e o semáforo já existente na interseção da Rua Guaicurus com Rua Espírito Santo foi remanejado.

ITINERÁRIOS PROPOSTOS

Em função das alterações, a BHTRANS sugere os seguintes trajetos aos motoristas:

– Para os veículos que vêm da Avenida do Contorno, com destino à Avenida Cristiano Machado e Avenida Antônio Carlos:

…, Avenida do Contorno (Sentido Praça da Estação), Rua da Bahia, Rua Guaicurus, Rua Espírito Santo, Avenida do Contorno (Sentido Rodoviária), Viaduto Leste, …

– Os veículos que estiverem na Rua Rio de Janeiro, deverão entrar à direita na Rua Guaicurus e seguir o trajeto:

…, Rua São Paulo, Rua dos Caetés, Rua Espírito Santo, Avenida do Contorno (Sentido Rodoviária), Viaduto Leste, …

TRANSPORTE RÁPIDO POR ÔNIBUS

O BRT, Transporte Rápido por Ônibus, é um meio de transporte de alta capacidade, mais rápido e eficiente. Inicialmente, o BRT em Belo Horizonte irá circular em dois corredores exclusivos – avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e Avenida Cristiano Machado – e será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont, onde serão implantadas seis modernas estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros. Nessas duas avenidas, o tráfego será exclusivo para o BRT, porém serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.

Nessa fase inicial, o pavimento asfáltico da Avenida Santos Dumont será substituído por concreto armado, adequando toda a infraestrutura da drenagem e de serviços públicos, de forma que a via possa suportar os novos veículos articulados de grande porte do BRT, que irão proporcionar um transporte mais rápido e seguro. As obras serão executadas pela Sudecap.

Através da implantação do BRT na Área Central, o novo sistema de transporte dos corredores será integrado no hipercentro, melhorando a mobilidade urbana na Capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo, assim, uma cidade melhor e mais sustentável.

 

15 de maio de 2012

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