JORNAL DA ALTEROSA
Caratinga monitora nível do rio pela televisão
[FOTO1]
11 de janeiro de 2012 – Muitas famílias perdem tudo nas inundações porque o rio sobe muito rápido e nem sempre é possível escapar. Em Caratinga, no Leste de Minas, os moradores conseguem monitorar o nível do rio pela televisão.
O aposentado José Romero passa horas em frente ao aparelho assistindo à mesma cena. Ele tem motivos de sobre para ficar atento. O canal que mostra a mesma imagem 24 horas por dia transmite ao vivo a situação do rio Caratinga. Uma câmera foi instalada na parede de um prédio, ao lado de uma ponte no Centro da cidade.
[FOTO2]
O município já foi castigado várias vezes pelas enchentes. Prédios vieram abaixo, casas e comércios foram alagados e seis pessoas morreram nas tragédias de 2003 e 2004.
Um outro sistema para prever as inundações no município funciona em uma fazenda e é uma missão de outro aposentado, o João Batista, que há quatro anos monitora o nível das águas e cumpre a função de avisar a população pela internet. Veja os detalhes na reportagem:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_156838′).innerHTML=’‘;}
11 de janeiro de 2012