JORNAL DA ALTEROSA

Cinco pessoas são contaminadas por superbactéria em hospital de Betim

[FOTO1]24 de setembro de 2012 – A Secretaria de Saúde de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou a contaminação de cinco pessoas pela superbactéria, a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) no Hospital Regional de Betim. Outras nove suspeitas estão sendo investigadas. Todos os pacientes estão isolados no hospital.

A KPC é resitente a quase todos os tipos de antibióticos e atua, principalmente, em organismos que estão muito debilitados. Ela ataca o intestino e o estômago. Provoca infecção generalizada, que se espalha pelo corpo. Os sintomas mais comuns são febres, prostação, dor no corpo e tosse.

Histórico

A bactéria KPC surgiu no Brasil em meados de 2005 e é considerada um problema grave de saúde pública. No entanto, sua ocorrência no estado e em Betim é mais recente. De acordo com a SES, “desde 2010, foram notificados 36 casos, dos quais três foram confirmados, sem registro de óbito. Em 2011, foram notificados 133 casos, sendo três confirmados”.

Em nenhum dos anos foram constadadas mortes. Até o momento, a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FUNED) confirmou que, em 2012, recebeu 302 amostras no estado, das quais 49 são positivas para a KPC.

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_192916′).innerHTML=’‘;}

24 de setembro de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO