JORNAL DA ALTEROSA

Começa a vigorar hoje novo regulamento para atendimento das distribuidoras de energia

Começa a vigorar hoje o novo regulamento para atendimento das distribuidoras de energia ao consumidor. Entre as principais novidades, estão prazos mais curtos para ligações de eletricidade, a obrigatoriedade de lojas para atender os clientes em todos os municípios onde a empresa presta o serviço – portanto, em todas as cidades do país – e central telefônica funcionando 24 horas. As regras também impedem o corte de luz após 90 dias de inadimplência. Esta última regra beneficia aquele usuário que esqueceu de pagar uma conta tempos atrás e continuou quitando todas as outras. O desligamento somente poderá ser feito após o 15º dia da inadimplência e no horário comercial.

As medidas constam de regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os usuários também não poderão esperar mais do que 45 minutos na fila dos postos de atendimento, que deverão contar com todo o tipo de serviço. O pedido de ligação da energia nas residências também terá que ser atendido mais rapidamente pelas empresas: em dois dias úteis, em vez dos atuais três dias úteis. Para religar a luz, o prazo será menor ainda, de 24 horas.

O diretor da Aneel, Romeu Rufino, não acredita que as empresas tenham grande dificuldade na implantação das normas. Ele lembrou que, para que não houvesse problema, o prazo inicial de 1º de dezembro de 2010 foi adiado para hoje. Para ele, entre os pontos mais difíceis para as empresas está a instalação dos postos de atendimento presenciais. Mas, para que não houvesse problemas, ele explicou, a Aneel escalonou a sua implantação. "As empresas já tinham a obrigação de atender bem, mas não era com lojas. Esta era uma das principais demandas dos consumidores. A nova obrigação não terá impacto na tarifa, o custo é muito pequeno. Fizemos simulações", garantiu.

1 de março de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO