JORNAL DA ALTEROSA

Como os criminosos escapam do flagrante?

[FOTO1]Como funciona lei para quem é preso em flagrante? Por que criminosos se escondem durante as buscas da Polícia Militar e só se apresentam dias depois?

Policial mata ex-namorada com três tiros e foge. Dias depois, ele se entrega. Universitário esfaqueia uma colega de sala e se apresenta na delegacia dois dias após ferir a vítima. Comportamento como esses são comuns. Pessoas deixam a cena do crime na tentativa de escapar do flagrante.

Depois que a PM faz a ocorrência, a pessoa é levada para uma delegacia. Para lavrar o auto de prisão em flagrante, o delegado ouve o policial, duas testemunhas e o preso. Depois envia o documento ao juiz. De acordo com especialistas, a intenção desse procedimento não é apenas a prisão. O objetivo principal do flagrante é definir a autoria do crime. Fugir nas primeiras horas e depois se apresentar à polícia nem sempre significa a conquista da liberdade provisória.

Mas afinal, o que é considerado flagrante? O especialista Ronaldo Garcia explica que está em estado de flagrante aquele que é pego praticando ou crime ou também aquele que é preso logo após cometer o delito. Não existe um tempo específico. Enquanto persistir a perseguição – um dia, dois dias, dez dias – o criminoso estará no estado de flagrância.

O criminalista explica que o advogado não é obrigado a passar informações ao delegado, como, por exemplo, o paradeiro do cliente procurado. Só que ele faz um alerta: é preciso ter equilíbrio e ética para não confundir o papel. Assista à reportagem:

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_148439′).innerHTML=’‘;}

8 de novembro de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO