JORNAL DA ALTEROSA
Deputados podem pedir o fim da Rotam
Deputados disseram que vão pedir a extinção da Rotam. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Durval Ângelo, ouviu testemunhos de moradores do Aglomerado da Serra sobre a ação dos policiais e fala sobre o que motivou essa decisão da Assembleia.
Para ele, as constantes denúncias de truculência e violência do batalhão já são suficientes e conta que em todas as comunidades o procedimento se repete. Ele diz ainda que os comandantes não têm controle sobre os batalhões. E mais: o modelo de policiamento é incompatível com a visão de policiamento comunitário e cidadão. “Hoje se vive a criminalização dos mais pobres”, completa.
Do outro lado, o coronel Alberto Luiz Alves explica a posição da PM sobre a decisão. Alves diz que, apesar das gravíssimas denúncias, é preciso não se precipitar e defende a continuidade da Rotam que, segundo ele, é formada por equipes especializadas no combate à criminalidade. Confira:


22 de fevereiro de 2011