JORNAL DA ALTEROSA
É estável o estado de saúde do idoso que ficou sem atendimento na porta do Hospital João XXIII
5 de junho de 2012 – É estável o estado de saúde do idoso que teve uma parada cardiorrespiratória e ficou mais de meia hora dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estacionada na porta do Pronto Socorro do Hospital João XXIII (HPS), à espera de atendimento nesta segunda-feira.
O Jornal da Alterosa mostrou a história com exclusividade e a situação só se resolveu com a presença da equipe de reportagem. O filho do paciente, desesperado, ligou para a TV Alterosa pedindo ajuda e conseguiu que o pai fosse levado para o Hospital das Clínicas e internado.
Relembre:
Samu socorre paciente em BH, mas hospital não presta atendimento
Ninguém do HPS ou do Samu quis dar entrevista para esclarecer o que houve. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informou que o Samu deveria ter levado o paciente diretamente para o Hospital das Clínicas e não para o Pronto Socorro, porque o caso dele é clínico e não de trauma. No entanto, como é uma urgência não justificaria recusa no atendimento, o que a Fhemig nega que tenha havido.
O procedimento padrão é a ambulância chegar ao hospital e já retirar o paciente, o que não teria ocorrido e a alegação é de que nem os funcionários da triagem sabiam que o paciente estava lá na porta.
5 de junho de 2012