JORNAL DA ALTEROSA
Enfermeira que deu ácido à criança depõe
17 de abril de 2012 – A enfermeira que trocou os medicamentos e deu ácido a uma criança em um hospital de Belo Horizonte prestou depoimento hoje à polícia. De acordo com a delegada responsável pela investigação, outras pessoas podem estar envolvidas. Os depoimentos seguirão até sexta-feira.
Já são três caso de erro em hospitais da capital envolvendo crianças nos últimos 40 dias, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na semana passada, Alan Bruno Castro, de 2 anos, ingeriu um ácido usado no tratamento verrugas em vez de sedativo, no Hospital São Camilo. O hospital reconheceu a falha da técnica em enfermagem. O menino ainda está internado, mas deve receber alta em 10 dias.
Davi Emanuel de Souza recebeu leite na veia ao invés de soro. O quadro de saúde dele é estável, mas ele continua internado na UTI. O bebê respira com ajuda de aparelhos e não tem previsão de alta. O hospital investiga o que aconteceu na madrugada de domingo quando a técnica de enfermagem teria injetado leite, no lugar do soro, na veia do bebê.
A criança tem quatro meses e já apresentava desde o nascimento dificuldades respiratórias. Durante a internação, vários exames serão feitos inclusive testes genéticos para confirmar se ele é portador da síndrome de Down.
Em 2 de março, Artur Felipe Alves de Oliveira, de um mês, morreu depois de receber leite na veia em vez de soro. O alimento foi aplicado por uma técnica de enfermagem do Hospital Municipal de Contagem. A Secretaria de Saúde abriu sindicância para apurar o caso. Assista à reportagem:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_170875′).innerHTML=’‘;}
Esses casos de erros na administração de medicamentos a pacientes levantam a questão: será que os técnicos em enfermagem são bem preparados para uma atividade tão importante? Assista:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_170887′).innerHTML=’‘;}
17 de abril de 2012