JORNAL DA ALTEROSA
Ex-funcionários e idosos denunciam maus tratos em asilo
[FOTO1]
Exclusivo: ex-funcionários e idosos de um asilo em Três Rios denunciam maus tratos aos internos. A presidente da instituição e alguns cuidadores são acusados de agredir e xingar os velhinhos. Gravações feitas dentro do asilo deram base à abertura de uma investigação, há dois anos, que até hoje não foi concluída.
[FOTO2]
Um denunciante que prefere se manter anônimo garante que o alvo dos xingamentos ouvidos em uma gravação são idosos de um asilo da cidade de Entre Rios. Ele afirma que as vozes são da presidente e de duas funcionárias que trabalham no abrigo da Sociedade São Vicente de Paula.
Documentos mostram que a primeira denúncia de maus tratos foi encaminhada ao Disque Direitos Humanos em 2009. Depois vieram outras duas, em 2010 e neste ano. A prefeitura da cidade foi orientada a investigar o caso. Uma comissão foi até o local para apurar a situação. Depoimentos de vários idosos foram gravados, funcionárias também foram ouvidas e confirmaram os maus tratos. Algumas contam que foram demitidas depois que revelaram o que acontecia dentro da instituição.
A presidente do asilo, Selma Baeta da Cruz, autorizou a entrada da TV Alterosa e mostrou todo o prédio onde vivem os 27 idosos, a maioria com alguma deficiência física ou mental. Ela nega os maus tratos. Assista à reportagem:


11 de abril de 2011