JORNAL DA ALTEROSA

Exclusivo: Jornal da Alterosa flagra venda de veneno proibido no Mercado Central de BH

[FOTO1]

23 de julho de 2012 – Exclusivo. O Jornal da Alterosa flagrou a venda de chumbinho, um agrotóxico de uso restrito que é comercializado como veneno para matar ratos. É um perigo principalmente para as crianças e nas mãos de criminosos. Só o Governo Federal pode repassar o produto a agricultores para o controle de pragas, mas o JA registrou ele sendo vendido livremente nos corredores do Mercado Central de Belo Horizonte.

Eles estão informados e sabem da proibição, mas sempre tem aquele ‘jeitinho brasileiro’. Um dos homens flagrados improvisou e vendeu o produto no corredor do mercado. “Ninguém pode ver isso não porque é proibido, mas tá na mão”, declarou. Gentilmente, o produtor do Jornal da Alterosa que se passava por cliente, foi alertado dos perigos do chumbinho. “Cuidado com isso aqui falô companheiro?”. Em seguida, o vendedor ainda explicou como usar o produto.

O uso doméstico do chumbinho é proibido por lei. Somente os produtores rurais com autorização podem comprá-lo. A venda é feita em lojas autorizadas e quem for pêgo comercializando ilegalmente está sujeito a uma série de penalidades.

O problema é que o chumbinho em muitos casos é usado de forma criminosa. Em janeiro deste ano, uma moradora da zona rural de Buenópolis, no Norte de Minas Gerais, matou os três filhos pequenos dando a eles um alimento com o veneno.

Em Belo Horizonte, oito moradores de rua que viviam em uma praça no Bairro Santa Amélia passaram mal após ingerirem cachaça com chumbinho. A garrafa foi deixada na rua por moradores. Coordenador de Toxicologia do Hospital João XXXIII, Délio Campolina, alerta dos perigos. Veja na reportagem:

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_184453′).innerHTML=’‘;}

23 de julho de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO