JORNAL DA ALTEROSA
Fumar maconha é crime no Brasil
[FOTO1]
10 de julho de 2012 – Na semana passada o Jornal da Alterosa mostrou que dois homens foram parar na delegacia e admitiram que plantaram maconha para consumo próprio. Um é funcionário da UFMG, o outro, professor sociologia em uma escola pública. A polícia encontrou com a dupla adubo, ferramentas e um mapa com a possível localização de pontos de plantio. Os dois pareciam tratar o caso com uma certa naturalidade.
Dupla é presa por cultivar maconha em Santa Luzia
Veja imagens do material apreendido
Hoje, no Brasil, quem fuma maconha comete um crime como se estivesse consumindo qualquer outro tipo de droga. O usuário pego em flagrante é levado para uma delegacia e assina um termo circunstanciado de ocorrência. Depois, ele é liberado e o caso vai para justiça.
A nova lei não prevê prisão e o juiz pode aplicar as seguintes penas: advertência sobre os efeitos da droga; prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
É preciso ficar atento para entender quando o caso deixa de ser apenas consumo. Segundo o delegado Márcio Lobato, não existe uma quantidade específica que configura o tráfico de drogas. Entenda:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_182635′).innerHTML=’‘;}
10 de julho de 2012