JORNAL DA ALTEROSA

Homem que acumulava lixo dentro de casa há cinco anos é visitado pela polícia

[FOTO1]
16 de abril de 2012 — Moradores do bairro Milionários, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, chamaram a polícia para conter o enorme acúmulo de lixo na casa de um catador de sucata. Segundo a família, o homem sofre de um transtorno psicológico que o leva a manter grandes quantidades de detritos dentro da residência.

[FOTO2]O material reunido por Arcizo Alves da Cruz ao longo de cinco anos tomou conta do imóvel, das kombis estacionadas no local e até da rua. Os vizinhos reclamam constantemente do mau-cheiro, além de preocuparem-se com a procriação de mosquitos e o risco de contaminação por dengue. Adilsa Alves da Cruz, filha do catador, também se incomoda, mas afirma que o pai é doente. “Lixo para ele tem um valor fundamental, que não tem para a gente”, explica. “Ele implica com o vizinho que deixou uma lata de lixo de fora, mas não vê que o dele está pior”, diz ela.

Arcizo mora há 37 anos no bairro, onde divide o espaço da casa e do lote com 11 parentes. Ele garante que só acumula o lixo porque esta tarefa faz parte do trabalho dele. Antes da intervenção policial, a Vigilância Sanitária já havia recebido diversas denúncias e visitado a residência por pelos menos 15 vezes, sem resultado. Os agentes do órgão explicam que a atitude do catador cria ameaças para a saúde da população, proporcionando ambiente fértil para ratos e baratas. Se comprovado crime ambiental, Arcizo pode pegar de um a quatro anos de prisão e multa.

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_170741′).innerHTML=’‘;}

16 de abril de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO