JORNAL DA ALTEROSA
Imagens de câmeras de segurança têm ajudado a investigar os casos de explosões a caixas eletrônicos
[FOTO1]
3 de agosto de 2012 – A polícia tenta usar imagens de câmeras de segurança na investigação das explosões de caixas eletrônicos que viraram epidemia em Minas Gerais.
Foi-se o tempo em que os bandidos arrombavam caixas eletrônicos usando maçarico ou abrindo buracos nos cofres. Desde 2011, a moda entre os criminosos é explodir os equipamentos.
A rota dos bandidos começou no interior do Estado. O Triângulo Mineiro foi um dos principais alvos. Em seguida os criminosos atacaram a região Central e a Grande Belo Horizonte. O Sul de Minas também teve caixas detonados. Nos últimos dias, os ataques se voltaram para cidades pequenas do interior como Prudente de Morais e Pedro Leopoldo.
Segundo a Secretaria de Defesa Social, 167 caixas eletrônicos já foram detonados dos em Minas apenas este ano. Por trás das explosões de caixas eletrônicos, existe um outro tipo de criminalidade que a polícia está chamando de traficantes de dinamite. Como a venda desses explosivos é controlada, antes de detonar os caixas os criminosos ainda têm que atravessar o material que é geralmente encontrado em mineradoras.
Desde o mês de junho o governo montou um comitê especial para traçar estratégias de combate ao desvio de explosivos e para trabalhar na identificação das quadrilhas que estão atuando no Estado. Segundo o Deoesp houve uma pequena redução nas ocorrências após a prisão de alguns suspeitos, mas agora os índices voltaram a aumentar.
Enquanto isso, uma empresa já começou a produzir caixas eletrônicos resistentes à dinamite. O equipamento que deve chegar em breve ao mercado também não pode ser violado com maçaricos nem furadeiras, o que segundo a polícia pode inibir ainda mais os criminosos.
Mas o que se vê é que os bandidos estão migrando para essa modalidade porque eles sabem que no caixa tem dinheiro fácil para roubar. Assista à reportagem:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_186142′).innerHTML=’‘;}
3 de agosto de 2012