JORNAL DA ALTEROSA
Incontinência urinária afeta 10 milhões de brasileiros
[FOTO1]
26 de julho de 2012 – Cerca de dez milhões de brasileiros sofrem com a incontinência urinária. Muita gente nem sabe do que se trata e nem que existe tratamento. A aposentada Maria Gonçalves tem 62 anos e diz que vai ao médico todo ano para fazer exames de rotina e há menos de um mês descobriu que sofre da doença. "Quando eu ia pegar alguma coisa pesada eu sentia que a urina soltava", relata.
Os sintomas são variados, mas segundo a fisioterapeuta Luciane Cristine Lopes os principais são quando a pessoa tosse, ri ou espirra tem a perda de urina.
Com o avanço da idade, segundo especialistas, a musculatura da região da bexiga fica fraca e a situação pode se agravar em casos de tumores, tosse crônica no caso dos fumantes, obesidade e doenças que comprometam a bexiga. A incontinência pode acontecer também durante a gravidez.
O distúrbio pode ser tratado de forma simples, sem necessidade de cirurgia ou uso de fraldas. Apenas com remédios e sessões de fisioterapia. "É um tratamento individual, personalizado", explica Luciane. Assista à reportagem:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_184928′).innerHTML=’‘;}
26 de julho de 2012