JORNAL DA ALTEROSA
Minas espera por 420 mil turistas no carnaval
[FOTO1]
Quatrocentos e vinte mil turistas são esperados nas cidades históricas de Minas durante este carnaval. Pelo terceiro ano, seis municípios se uniram para divulgar a festa que pretende valorizar a folia no Estado. O lançamento do projeto foi nesta terça-feira 15, em Belo Horizonte.
Ao som da bateria, passista, rei momo, bonecos gigantes e mestre-sala e porta-bandeira transformaram a cidade administrativa na cidade do carnaval. A prévia de como vai ser a festa, entre 4 e 8 de março nas cidades históricas de Minas, atraiu a atenção dos funcionários e servidores.
Desde 2009 que Diamantina, Ouro Preto, Mariana, Sabará, São João Del Rei e Tiradentes fazem parte de um projeto que tem como ideia resgatar o carnaval tradicional, a festa na rua, as marchinhas e os blocos.
Em 2010, o carnaval das cidades histórias reuniu cerca de 300 mil turistas que ocuparam 92% dos hotéis e pousadas. 4.360 pessoas conseguiram um emprego durante a festa que movimentou vinte milhões de reais.
Se depender da animação, os números deste ano vão ser ainda melhores. A expectativa é de que as seis cidades recebam 420 mil foliões durante a festa. Os turistas devem ocupar 97% da rede hoteleira. Com o comércio e a economia aquecidos, a estimativa é de que 4.500 empregos diretos sejam gerados e 28 milhões de reais circulem durante a maior festa popular do país.
O secretário de turismo de Minas e a secretária de Cultura se reuniram com os representantes das cidades envolvidas para o lançamento do projeto deste ano. Cada prefeitura deve desembolsar quatro milhões de reais. O idealizador pediu mais apoio do Iepha, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.
Confira a reportagem:


16 de fevereiro de 2011