JORNAL DA ALTEROSA
Minas faz mutirão para cirurgia plástica
[FOTO1]
A dona de casa Carla Aparecida dos Santo tem 30 anos e diz que desde adolescente sofre com dores nas costas por causa dos seios grandes. Há dois anos ela esperava por uma cirurgia plástica no Sistema Ùnico de Saúde (SUS). Só agora, vai resolver problema. Ela foi operada hoje no hospital Alberto Cavalcanti. “Foi um presente, a realização de um sonho”, afirma Carla.
Ela e outra 44 mulheres em Minas foram selecionadas para participar do mutirão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Pura e simplesmente, pacientes ligados ao Sistema Único de Saúde. Não teve privilégio. Foram escolhidos pacientes que estavam na fila e por ordem de chegada”, explica o coordenador do mutirão em Minas, Cláudio Salum.
Trezentas e oitenta três pacientes estão na fila. Com a iniciativa, 10% serão operadas. Trinta médicos voluntários e doze hospitais de todo o Estado participam do mutirão. A hipertrofia mamáría é hoje a maior demanda por cirurgia plástica pelo SUS em Belo Horizonte.
Assista à reportagem:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_143921′).innerHTML=’‘;}
5 de outubro de 2011