JORNAL DA ALTEROSA

Minas se prepara para a chuva

O governo de Minas Gerais traçou um plano para evitar os estragos causados pelos temporais. A situação pode ficar complicada: a previsão para esse ano é de mais chuvas do que a temporada passada.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) apresentou nesta quarta-feira o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2011/2012. A novidade para este ano foi anunciada pelo secretário nacional, Humberto Viana. Ele confirmou que Minas Gerais fará parte do Programa Piloto Cartão de Pagamento da Defesa Civil que disponibiliza recursos imediatos para cidades atingidas por prejuízos causado pelos temporais. Outros estados, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Alagoas também fazem parte do programa, mas somente o estado do Sul já recebeu o benefício.

O cartão do Banco do Brasil será enviado para as cinco cidades escolhidas pelo estado e que já tiverem decretado situação de emergência. O recurso para reconstrução do município, compra de materiais e contratação de empresa, será liberado em 48 horas. O processo de recebimento de recursos federais, por decretação de emergência, geralmente dura 15 dias. Outras cidades, não apontadas pelo estado como prioritárias, farão o percurso normal para conseguir verba.

A prevenção no interior é uma das ações complementares do governo. A Cedec-MG afirma que trabalha para aumentar o número de coordenadorias em Minas Gerais. Em 2004, dos 853 municípios mineiros, apenas 374 possuíam Defesa Civil, atualmente, são 696. Minas disponibiliza suporte técnico e oferece capacitação aos agentes municipais. Em 2011, a Cedec-MG realizou 27 cursos para 783 agentes de 190 municípios. Entre 2004 e 2011, foram 5.207 alunos de 652 cidades.

Outra novidade para o período chuvoso deste ano é a parceria com operadoras de celular. A Vivo vai enviar SMS para os clientes com alertas sobre a chuva. Além disso, a empresa já colocou a venda 200 mil cartões de recarga que trazem mensagens de prevenção contra temporais. Outra operadora, que ainda não teve o nome revelado, também vai oferecer o serviço.

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_145876′).innerHTML=’‘;}

19 de outubro de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO