JORNAL DA ALTEROSA

Mulheres garantem a segurança da população

[FOTO1]

Em 8 de março de 1917, mulheres saíram às ruas, na Rússia, para pedir melhores condições de vida para as famílias durante a I Guerra Mundial. A data virou um marco da força feminina na sociedade. De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje, em vez de apenas pedir ajuda, elas trabalham na construção de um mundo mais desenvolvido e pacífico.

Já era essa história de sexo frágil. As mulheres estão cada vez mais presentes na tarefa de cuidar da segurança pública. A Tenente Débora Santos é chefe da assessoria de comunicação do comando de policiamento da capital. Para ela, já é bem ultrapassado o senso comum de que mulher na corporação é apenas para embelezar e levar mais sensibilidade ao efetivo.

Neste ano, comemora-se três décadas de presença feminina na polícia militar mineira. Uma lei ainda determina que elas só podem representar 10% da corporação. Mas a tropa, hoje com quase 4 mil mulheres, tem mostrado que não há limites para ocupar espaço nessa profissão ainda tão masculina.

A Tenente Coronel Cláudia Romualdo é um bom exemplo disso. Ela comanda o 36ª Batalhão, em Vespasiano, responsável por oito cidades. Sob sua a liderança estão cerca de 600 pessoas, a maioria, claro, homens.

Na Polícia Civil elas também são a minoria. Duas mil e duzentas mulheres, 10% do efetivo.

No Dia Internacional da Mulher conheça figuras femininas que garantem a segurança da população. Veja:

8 de março de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO