JORNAL DA ALTEROSA

Nota da Secretaria Municipal de Sáude sobre a UPA Primeiro de Maio

Em reposta à demanda solicitada pela TV Alterosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte informa:

1) O quadro de profissionais da UPA Norte está completo, com 3 clínicos, 1 cirurgião, 1 ortopedista e 3 pediatras.

2) No horário de 6h às 8h ocorre a troca de plantão, da forma que não atrapalhe o atendimento. Na manhã de hoje a UPA Norte recebeu três pacientes em estado grave. Esses pacientes, segundo o protocolo de Manchester, têm atendimento priorizado. Dessa forma, esses casos exigiram maior atenção dos profissionais da unidade, o que sobrecarregou o atendimento.

3) O Guarda Municipal que aparece na unidade não foi orientado para carregar o paciente. O caso vai ser apurado, para que as devidas providências sejam tomadas.

4) Na manhã de hoje um paciente estava exaltado, o porteiro da unidade pediu para que ele aguardasse o atendimento. O paciente agrediu verbalmente o porteiro, proferindo palavras de racismo. Houve uma discussão e o Guarda Municipal interviu para tentar apaziguar os ânimos e também foi desacatado pelo paciente. Os três foram encaminhados para a delegacia.

5) A UPA trabalha com o protocolo de Manchester, método que prioriza o atendimento de pacientes mais graves. O objetivo do protocolo é estabelecer a prioridade para atenção médica de acordo com a gravidade do caso de cada paciente avaliado.

6) São cinco cores: vermelha (emergência), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e azul (não é urgente). Todos os pacientes que procuram atendimento na UPA passam pela classificação. Aqueles que são classificados em azul e alguns verdes são pacientes mais adequados aos centros de saúde.

7) A SMSA investe na qualificação dos seus profissionais com o objetivo de aprimorar a forma do seu atendimento. Uma das ações é o programa "Posso Ajudar? Amigos da Saúde", que foi implantado em todas as unidades de saúde. O programa visa contribuir no melhor acolhimento aos usuários do SUS-BH. Há também esforços quanto a qualificação de profissionais em relação à humanização do atendimento.

8) Todos os fatos relatados serão apurados para que as devidas providências sejam tomadas.

14 de setembro de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO