JORNAL DA ALTEROSA
Nota da Secretaria Municipal de Sáude sobre a UPA Primeiro de Maio
Em reposta à demanda solicitada pela TV Alterosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte informa:
1) O quadro de profissionais da UPA Norte está completo, com 3 clínicos, 1 cirurgião, 1 ortopedista e 3 pediatras.
2) No horário de 6h às 8h ocorre a troca de plantão, da forma que não atrapalhe o atendimento. Na manhã de hoje a UPA Norte recebeu três pacientes em estado grave. Esses pacientes, segundo o protocolo de Manchester, têm atendimento priorizado. Dessa forma, esses casos exigiram maior atenção dos profissionais da unidade, o que sobrecarregou o atendimento.
3) O Guarda Municipal que aparece na unidade não foi orientado para carregar o paciente. O caso vai ser apurado, para que as devidas providências sejam tomadas.
4) Na manhã de hoje um paciente estava exaltado, o porteiro da unidade pediu para que ele aguardasse o atendimento. O paciente agrediu verbalmente o porteiro, proferindo palavras de racismo. Houve uma discussão e o Guarda Municipal interviu para tentar apaziguar os ânimos e também foi desacatado pelo paciente. Os três foram encaminhados para a delegacia.
5) A UPA trabalha com o protocolo de Manchester, método que prioriza o atendimento de pacientes mais graves. O objetivo do protocolo é estabelecer a prioridade para atenção médica de acordo com a gravidade do caso de cada paciente avaliado.
6) São cinco cores: vermelha (emergência), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e azul (não é urgente). Todos os pacientes que procuram atendimento na UPA passam pela classificação. Aqueles que são classificados em azul e alguns verdes são pacientes mais adequados aos centros de saúde.
7) A SMSA investe na qualificação dos seus profissionais com o objetivo de aprimorar a forma do seu atendimento. Uma das ações é o programa "Posso Ajudar? Amigos da Saúde", que foi implantado em todas as unidades de saúde. O programa visa contribuir no melhor acolhimento aos usuários do SUS-BH. Há também esforços quanto a qualificação de profissionais em relação à humanização do atendimento.
8) Todos os fatos relatados serão apurados para que as devidas providências sejam tomadas.
14 de setembro de 2011