JORNAL DA ALTEROSA

Nova Lima não tem rede de esgoto para suportar crescimento

[FOTO1]

Quem procurava tranquilidade, quando se mudou de Belo Horizonte para Nova Lima, tem que conviver com a falta de infraestrutura na cidade. As vias públicas não foram preparadas para receber a população endinheirada dos condomínios e as áreas de preservação ambiental sofrem com a falta de tratamento de esgoto.

Mais de 3 mil empreendimentos imobiliários foram erguidos em Nova Lima nos últimos 10 anos. A atual administração autorizou 98% deles. Este mês um caso precisou da intervenção da Justiça. A prefeitura foi obrigada a parar o processo de licenciamento do condomínio Vistas do Vale, às margens da MG-30 (clique e reveja reportagem). Segundo moradores da região, na primeira etapa, a construtora pretende erguer seis prédios de 24 andares em um terreno onde existem áreas de preservação permanente. O Secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Messias, disse que, quando o licenciamento foi solicitado, o município enviou um ofício pedindo informações técnicas ao Estado, que já havia concedido a licença para o loteamento de toda a área, onde já existe um outro condomínio da mesma empresa. De acordo com o Secretário, a resposta não veio. Mesmo assim, a prefeitura decidiu liberar a construção do stand de vendas na área verde e também deu início ao processo de licenciamento ambiental.

O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, Cassio Magnani, disse que o legislativo tem sido conivente com esse tipo de processo. Em 2005, quando o projeto que liberava o loteamento total da área foi para votação, alguns vereadores não se sentiam preparados para decidir, como consta na ata. Eles queriam mais detalhes do empreendimento. Mesmo assim, a maioria aprovou.

Quando a prefeitura autoriza empreendimentos de grande porte, surgem algumas preocupações. O saneamento básico é uma delas. Em Nova Lima, esse já é um problema grave. Segundo o Ministério Público, apenas 21% do esgoto da cidade são coletados. Por isso, o município vai assinar no próximo dia 15 um termo de ajustamento de conduta se comprometendo a implantar rede de coleta em todos os bairros.

Em condomínios de luxo, como o Bosque do Jambreiro, o esgoto é lançado em fossas. Em alguns pontos, a água suja escorre no meio das ruas e cai em um córrego. A cidade conta com apenas duas Estações de Tratamento de Esgoto. A prefeitura disse que vai construir mais e reforçar as que já existem.

Outro problema é o trânsito. É preciso ter muita paciência para seguir de Nova Lima para BH nos horários de pico. Passam por lá todos os dias cerca de 70 mil veículos. Confira a reportagem:

1 de abril de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO