JORNAL DA ALTEROSA
Pacientes de centro psiquiátrico de BH denunciam mau atendimento
[FOTO1]
Paciente denuncia descaso e negligência em uma unidade de tratamento psiquiático em Belo Horizonte. Ele fez imagens para mostrar como são tratadas as pessoas atendidas em um centro de referência em saúde mental e reclama da falta de transporte, de assistência devida por parte dos enfermeiros, principalmente para os casos mais graves.
O vídeo foi feito por um paciente em tratamento no Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) do bairro Renascença. Ele flagrou cenas de descaso com os pacientes. Uma das imagens mostra que um jovem tem um surto, a enfermeira passa na frente dele e não faz nada. Pouco depois ele se descontrola e por pouco não bate a cabeça no chão. Na maioria das vezes, os pacientes ficam sozinhos, sem assistência por longos períodos. Eles deitam no chão duro, porque segundo a denúncia não há colchões para todos. Alguns reclamam da falta de assistência à saúde.
Quem quer abandonar o tratamento, não encontra dificuldade. Os muros baixos facilitam a fuga, que segundo o denunciante são muitas. Enquanto ele fazia as imagens, um paciente tentou por duas vezes pular a grade, mas foi impedido por uma enfermeira. Assista à reportagem:


Coordenador de saúde mental defende Cersam
Em defesa do serviço prestado pelos Cersam quem falou conosco foi o atual coordenador de saúde mental do Estado, Paulo Roberto Repsold. Confira:


29 de março de 2011