JORNAL DA ALTEROSA
Pichadores deixam rastro de sujeira em BH
[FOTO1]
Uma matemática vergonhosa. Trezentas novas pichações apareccem todos os meses em Belo Horizonte, segundo a Polícia Militar. Pichar é crime e pode dar até cadeia, mas parece é que essa turma não está preocupada com as punições.
Além de enfeiar a cidade, elas custam caro para ser retiradas. A prefeitura gasta em torno de R$ 2 milhões por ano para limpar a sujeira dos vândalos em prédios públicos.
Só na limpeza do Pirulito da Praça Sete, no início deste mês, foram gastos R$ 10.800 por causa do produto importando da Alemanha. A coordenadora do Movimento Respeito por BH, disse que a prefeitura, as polícias militar e civil e o Ministério Público intensificaram as ações contra os pichadores. Ela afirma que comunidade deve participar também, denunciando no 181 ou procurando a delegacia de Meio Ambiente.
Em uma rua no bairro Horto, os moradores já estão procurando alternativas. Eles deram lugar nos muros à arte. A frente da serralheria de Geraldo Galinari ficou mais bonita com o grafite. “Aqui é pintar uma parede nova e eles picham mesmo, com o grafite eles respeitam”, conta.
De acordo com o juiz do Juizado Especial Criminal, Pedro Cândido Fiúza, a pena para o crime varia de seis meses a um ano de prisão, que pode ser alternativa, mas em alguns casos o caminho é o xilindró direto.


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_150709′).innerHTML=’‘;}
25 de novembro de 2011