JORNAL DA ALTEROSA
Poeira de cal polui cidade da Grande BH
[FOTO1]
Imagine você ter que limpar sua casa todo dia por causa de uma poeira tóxica que vem do ar. Pior, essa poeira é de cal, que se acumula tanto que enche baldes.
Essa é a realidade que moradores de São José da Lapa, na Grande Belo Horizonte, estão enfrentando. A cidade está coberta por pó branco: nas ruas, nos telhados, nos carros. Os moradores contam que, quando venta, fica difícil até respirar.
A poeira também invade as casas, cobrindo os móveis e as janelas. Alguns moradores precisam lavar o terreiro da residência todos os dias.
No posto de saúde, boa parte dos atendimentos é por doenças respiratórias, como bronquites e sinusites, provavelmente causadas pelos poluentes que estão em suspensão no município.
O pó vem de uma fábrica de cal, que fica bem próxima do centro da cidade. Segundo os moradores, o problema existe há, pelo menos, 30 anos. Para chamar a atenção das autoridades e da direção da empresa, eles já fizeram abaixo-assinado, passeata, protesto em frente à fábrica, várias reuniões com prefeitos e órgãos ambientais, mas até agora nada foi resolvido.


25 de março de 2011
