JORNAL DA ALTEROSA

Prefeitura pode matar mulher de fome

[FOTO1]

16 de outubro de 2012 – Uma mulher que precisa se alimentar por sonda pode morrer de fome por omissão do poder público. Ela ganhou, na justiça, uma ação para a prefeitura de Belo Horizonte fornecer a alimentação especial, mas três meses se passaram e nada.

Déborah Mara Diniz tem 52 anos. Em 2009, perdeu a filha que tinha a síndrome conhecida como gigantismo cerebral e entrou em depressão. Pouco depois, descobriu que ela tinha Esclerose Lateral Espinhal, uma doença grave e degenerativa, provocada pela paralisação e atrofiamento progressivo do sistema motor do cérebro e da medula espinhal. Quem tem perde completamente o movimento de toda a musculatura do corpo.

Déborah vive boa parte do dia na cama, respira com a ajuda de um aparelho e se alimenta por sonda. Para tomar banho e ter alguns cuidados básicos, ela conta com a ajuda de uma enfermeira durante quatro horas. O resto do dia tem que se virar sozinha. Quando quer conversar com alguém, é por telefone ou pela internet. Com muita dificuldade por causa das sondas e da paralisia do braço direito, a aposentada usa uma cadeira de rodas.

Além de todas essas dificuldades, Déborah só pode se alimentar com uma dieta líquida especial, através de sondas. Só que há seis meses ela não recebe esse alimento. Mesmo obrigada pela justiça, a secretaria municipal de saúde de BH se nega a fornecer a dieta e já deve mais de R$ 12 mil reais em multas diárias. Segundo ela, a última vez que ingeriu o líquido especial, fundamental para o tratamento e sobrevivência , foi no dia 24 de abril.

Déborah precisa de um equipamento chamado home ker, que ajuda na ingestão e 93 kits da dieta. O tratamento fica em aproximadamente R$ 2 mil mensais, só que a aposentada vive com um salário mínimo e não tem condições de arcar com todas as despesas. A advogada Regina Ribeiro garante que vai tomar novas providências contra o município. Veja na reportagem:

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_195871′).innerHTML=’‘;}

16 de outubro de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO