JORNAL DA ALTEROSA
Proibida venda de remédios para emagrecer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de remédios para emagrecimento. O motivo é o perigo dos efeitos colaterais.
Maria Aparecida dos Santos é cuidadora de idosos, mas neste ano começou a cuidar mais de si mesma. Insatisfeita com os quilinhos a mais decidiu buscar ajuda médica. Ela decidiu fazer caminhada e uma reeducação alimentar. Uma decisão correta, mas para muitas pessoas o uso de remédios emagrecedores é a única saída.
Foi essa a justificativa que levou a Anvisa a restringir a venda e o uso de medicamentos inibidores de apetite. A decisão foi baseada nos efeitos colaterais graves que substâncias podem provocar.
A regra vale para dois grupos. Os remédios do tipo anfetamínico vão ser retirados em definitivo do mercado, já a sibutramina terá um controle maior na comercialização. Por exemplo: o medicamento poderá ser suspenso caso o paciente não tenha resultados após quatro semanas de uso. A decisão não agradou muitos especialistas.
Segundo o endocrinologista Paulo Fernando Meira, em muitos casos, a obesidade não pode ser revertida apenas com uma dieta balanceada e atividades físicas. O uso de medicamentos é indicado para pacientes que têm uma forte influência emocional no funcionamento do metabolismo. E era também uma saída para se evitar a cirurgia bariátrica. Assista à reportagem:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_143890′).innerHTML=’‘;}
5 de outubro de 2011