JORNAL DA ALTEROSA
Radar estático entra em operação nesta quarta-feira, 08
A partir de quarta-feira, 08, entra em operação na capital o radar estático. O equipamento começa a operar a partir das 9h, na Avenida Cristiano Machado, 2.040, bairro Cidade Nova, sentido Centro/Bairro, próximo à Feira do Produtores.
Assim como no caso dos 50 radares fixos atualmente instalados na cidade, o equipamento estático irá fiscalizar trechos de vias onde existem maiores possibilidades de ocorrências dos acidentes de trânsito, levando em consideração as velocidades praticadas, histórico de acidentes do local, a geometria das vias e os fluxos de pedestres e veículos.
O radar estático possui características de grande mobilidade, permitindo a fiscalização de vários trechos críticos da capital ao longo do dia, garantindo um maior respeito, por parte dos condutores, às velocidades máximas regulamentadas. O controle sistemático das velocidades máximas permitidas é fundamental para elevar as condições de segurança de circulação dos usuários, contribuindo para a redução dos acidentes de trânsito, bem como, suas respectivas severidades.
O equipamento do tipo “estático” poderá operar embarcado em viatura apropriada ou fora dela, permitindo compatibilizar a necessidade de fiscalização de acordo com as características das vias urbanas.
O controlador estático a ser colocado em operação no município passou por verificação metrológica por parte do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), conforme a legislação vigente estabelecida pelo Inmetro (instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Todos os locais propostos a serem fiscalizados possuem sinalização completa (placas de regulamentação de velocidade placa informativa 'Fiscalização Eletrônica'), informando sobre a existência de fiscalização, conforme disposto na Resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.
Os equipamentos fazem parte do contrato que teve início em 7/1/2011, celebrado após o encerramento da Concorrência Pública 004/2009. Foram instalados e aferidos 50 equipamentos controladores eletrônicos de velocidade do tipo "fixo", que têm contribuído significativamente para a melhoria das condições de segurança dos usuários que utilizam as vias da cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da BHTrans
7 de junho de 2011