JORNAL DA ALTEROSA

STJ orienta juízes a não punir com internação jovens flagrados pela primeira vez traficando

22 de agosto de 2012 – Aumenta o envolvimento de jovens com a venda de drogas, diminui o rigor das punições a menores flagrados nessa situação.

A orientação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no sentido de que juízes não determinem a internação de adolescentes pegos pela primeira vez por tráfico desperta críticas em quem vê na medida um estímulo à sensação de impunidade e ao recrutamento desses jovens por grandes traficantes.

Em Belo Horizonte, a média de menores apreendidos por comércio de entorpecentes beira a sete por dia. Por outro lado, há um déficit de 200 vagas para aqueles que cometem esse tipo de crime, além de homicídios e roubos, segundo o secretário de estado da Defesa Social, Rômulo Ferraz.

O Ministério Público sustenta que a súmula do STJ reforça o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê internação apenas para casos de violência ou grave ameaça, reiteração ou descumprimento de medida anterior.

Mas no próprio MP há quem defenda a revisão da lei. Especialistas acreditam que as ações precisam ser mais amplas e autoridades afirmam que os juízes deveriam ter mais liberdade para avaliar caso a caso.

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_188671′).innerHTML=’‘;}

22 de agosto de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO