JORNAL DA ALTEROSA
Surto de conjuntivite preocupa em Minas
[FOTO1]
Um surto de conjuntivite preocupa em todo o Estado. A doença se espalhou com a chegada do outono e o número de casos só aumenta.
Olhos vermelhos, coçando e doendo. Apenas um desses sintomas já existe a chance de se ter contraído conjuntivite. O surto começou antes do carnaval. Desde então, o número de casos aumentou 30% em Minas. Foram mais de 1600 notificações só este ano. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. Na Clínica de Olhos da Santa Casa, muita gente tem procurado informações sobre a conjuntivite: uma inflamação da mucosa que cobre o olho.
O risco de contágio aumenta nesta época do ano, em dias frios e chuvosos quando as pessoas geralmente ficam mais próximas e em locais fechados.
Atenção. Quem pegou conjuntivite não pode trabalhar para evitar transmitir a doença aos colegas. O funcionário tem direito a até 10 dias de atestado. Esse é o tempo que leva para conjuntivite deixar de ser contagiosa.
Para prevenir a doença é preciso lavar as mãos sempre. Depois de pegar no corrimão e barras de ferro em ônibus, por exemplo. Não usar lentes de contato e óculos de outras pessoas e cuidado com o dinheiro. O perigo é levar a mão aos olhos e ser infectado pelo vírus. Nada de apelar para remédios caseiros, o indicado é procurar um especialista.
Para amenizar os sintomas, o paciente usa colírio e precisa lavar os olhos com soro. A doença leva de 2 a 3 semana para desaparecer de vez.


7 de abril de 2011