JORNAL DA ALTEROSA

Tragédia levou à restrição de tráfego na Avenida Afonso Pena

8 de junho de 2012 – A restrição de circulação para veículos de carga na Afonso Pena se deu depois de uma tragédia em 22 de junho de 2010. Um caminhão sem freio arrastou cinco carros e matou uma pessoa. Depois desse e de outros acidentes na Avenida Nossa senhora do Carmo foi estabelecida a restrição de circulação para veículos acima de cinco toneladas em vias como essas.

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_178344′).innerHTML=’‘;}

Conheça as diretrizes para disciplinamento da circulação e operação de carga e descarga em BH

Possibilitar veículos mais ágeis, aumentar a rotatividade nas vagas de carga e descarga, garantir maior segurança no trânsito e preservar o pavimento das vias são os quatro objetivos das novas diretrizes para o disciplinamento da circulação e operação de carga e descarga na cidade.

Inicialmente, o disciplinamento em cada área foi implantado de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h e das 17h às 20h. Aos sábados, das 7h às 9h. Após cada etapa completar um ano, ela passa a ser regulamentada de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 15h.

O disciplinamento compreende as vias internas ao perímetro entre a Alameda Ezequiel Dias (com Avenida Professor Alfredo Balena), Avenida dos Andradas (sentido horário), Avenida do Contorno, Avenida Getúlio Vargas, Rua Bernardo Guimarães, Avenida do Contorno (sentido horário), Rua dos Inconfidentes, Avenida Afonso Pena e Rua Pernambuco (com Avenida Professor Alfredo Balena).

Para casos excepcionais, com cargas indivisíveis ou veículos especiais, que ultrapassem a capacidade e horários estabelecidos, a BHTRANS poderá emitir uma autorização especial para o veículo. Clique aqui para saber como solicitar uma autorização especial.

Veja como a circulação de veículos de carga e descarga está disciplinada:

  • Até 5 toneladas e comprimento até 6,50 metros – Livre
  • Acima de 5 toneladas ou comprimento acima de 6,50 metros – Proibido de segunda a sexta: das 7h às 20h. Sábados: das 7h às 15h
  • Carretas e cavalos mecânicos: Expressamente proibido em qualquer horário

HISTÓRICO – DISCIPLINAMENTO DA CIRCULAÇÃO DE CARGA E DESCARGA

A primeira fase do projeto foi implantada em abril de 2007, no Hipercentro da capital. Em outubro de 2009 foi publicada portaria no Diário Oficial do Munícipio que definiu em 10 etapas o programa para disciplinar a execução das operações e a circulação de veículos de carga e descarga na Área Central e nos corredores de tráfego da capital. Essa novas regras começaram a ser implantadas a partir do dia 13/10/2009, sendo o Hipercentro a primeira área disciplinada.

Inicialmente, o disciplinamento em cada área foi implantado de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h e das 17h às 20h. Aos sábados, das 7h às 9h. Após cada etapa completar um ano, ela passa a ser regulamentada de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 15h.

Restrição de segunda a sexta-feira de 7h às 20h, aos sábados de 7h as 15h
– Hipercentro, 13/10/2009 (1ª etapa) *
– Região da Savassi e Avenida Nossa Senhora do Carmo, 25/1/2010 (2ª e 7ª etapa);
– Região de Lourdes, 26/4/2010(3ª e 8ª etapa);
– Assembléia/Barro Preto, 26/7/2010 (4ª e 9ª etapa);
– Área Hospitalar, 25/10/2010 (5ª e 10ª etapa);
* Como no Hipercentro a implantação tinha sido realizada em abril de 2007, a primeira etapa, realizada no dia 13/10/2009, já foi de ampliação do horário de disciplinamento.

Restrição de segunda a sexta-feira de 7h às 9h e 17h as 20h, sábados de 7h as 9h
– Corredores de Tráfego, 21/2/2011 (6ª etapa) *
* Não está previsto, nesse momento, a ampliação do horário de disciplinamento nos corredores.

As alterações foram apresentadas e discutidas durante reuniões do Fórum da Mobilidade da Área Central de Belo Horizonte, que reúne, participantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MG), Sindicato das Empresas de Transportes de Carga (Setcemg), Asssociação Comercial de Minas, Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e diversos outros segmentos da sociedade civil e da administração pública.

8 de junho de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO