JORNAL DA ALTEROSA

Trombadas a pé e queda na rua enchem Hospital João XXIII

[FOTO1]

11 de outubro de 2012 – Quem nunca, andando apressado pela rua, trombou com outra pessoa ou com alguma coisa? Essa desatenção leva muita gente para o pronto-socorro. As trombadas a pé, assim como os tombos, pela cidade, somam boa parte dos atendimentos no João XXIII, em Belo Horizonte.

O ortopedista Francisco Nogueira diz que normalmente não termina em nada grave, mas se bater a cabeça, por exemplo, pode causar traumatismo e até levar à morte.

No primeiro semestre deste ano, 5.071 pacientes foram atendidos no Pronto Socorro do Hospital João XXIII depois de sofrerem uma queda. As trombadas em outras pessoas, objetos ou animais foram responsáveis por 308 atendimentos entre janeiro e setembro.

Será que o motivo de tantas trombadas e quedas é por que as pessoas andam com a cabeça no mundo da lua ou querem fazer coisas demais ao mesmo tempo?

Num dos cruzamentos mais movimentados de Belo Horizonte, na Praça Sete, o que mais se vê são pessoas ouvindo música, falando ao celular, trocando mensagens e até lendo uma notícia enquanto atravessam a avenida ou caminham por calçadas abarrotadas de gente.

Só que é preciso ficar atento para evitar acidentes na rua e até mesmo dentro de casa, onde os idosos são as principais vítimas. Edir Pereira Magalhães, de 92 anos, se recupera bem de uma cirurgia no fêmur que foi feita há seis meses. Ela se machucou depois de tropeçar em um degrau, quando se aproximava do genro.

Nogueira alerta que em casas onde há idosos é preciso redobrar os cuidados e dá dicas como:

  • Evitar tapetes onde a pessoa pode se escorregar
  • Tomar cuidado com animais, como cachorros e gatos, que podem se enroscar na perna do idoso
  • Deixar uma luz sempre acesa, à noite, para facilitar a locomoção
  • Um calçado antiderrapante também ajuda a evitar acidentes

Assista à reportagem:

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_195260′).innerHTML=’‘;}

11 de outubro de 2012

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO