JORNAL DA ALTEROSA
Vandalismo prejudica combate ao fogo na Serra do Curral
[FOTO1]
O Jornal da Alterosa sobe a Serra do Curral e mostra o estrago do incêndio criminoso no cartão-postal de BH e a destruição dos equipamentos de combate por vândalos.
Clique e veja as imagens!
Brigadistas ainda trabalham para combater os últimos focos do incêndio. Eles poderiam esta contando mais com o projeto de hidrantes implantado, em 2003, mas não. São 16 bases como espalhadas em um quilômetro e meio no topo da serra. O problema é que atualmente elas não funcionam como deveriam.
Uma mineradora é responsável pela operação do sistema. Os hidrantes deveriam funcionar simultaneamente e de forma automática, mas do projeto original só há alguns canos. Segundo a direção do Parque da Serra do Curral, fiação e bombas foram levadas por vândalos. Isso há mais de 2 anos.
Agora só existem dois canhões que jogam água, mas os brigadistas precisam carregar o equipamento que pesa mais de 20 quilos por uma trilha de 100 metros de uma base para outra. O que dificulta bem o trabalho.
Segundo a Fundação de Parques Municipais, esse incêndio que começou, no domingo, foi criminoso. Pessoas foram vistas ateando fogo na mata. A direção do parque das Mangabeiras nega que o local está desprotegido, mas o que se vê em alguns pontos dos oito quilômetros de cerca são grades remendadas ou cortadas e portões quebrados.


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_142859′).innerHTML=’‘;}
27 de setembro de 2011