INFORMAÇÕES GERAIS


Foto: Fossati

SOBRE
O Réveillon da TV Alterosa acontece desde 1990 e faz parte do calendário oficial de eventos do município. É a maior celebração de Ano Novo de Minas Gerais e a maior queima de fogos embarcada em lagoa do Brasil. São 15 minutos de fogos, para receber o novo ano com mais de 150 efeitos pirotécnicos, iluminando e colorindo a orla da Lagoa da Pampulha, nosso maior cartão postal e Patrimônio Cultural de Humanidade.
As dezenas de milhares de pessoas que se reúnem para a festa podem assistir aos fogos a partir de 4 pontos de observação no entorno da Lagoa, em locais com infraestrutura de segurança, alimentação e bebidas, além de banheiros químicos. O evento é aberto ao público de todas as idades e atrai muitas famílias e amigos que renovam as suas esperanças ao lado de turistas de todas as partes do estado e do país.
Uma sólida parceria com as instituições públicas responsáveis permite a cooperação entre as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Belo Horizonte – Regional Pampulha – a SLU e a BHTRANS, garantindo o bom andamento do evento e a tranquilidade de toda a população.
Para a TV Alterosa, realizar o “Réveillon Oficial dos Mineiros” é a melhor maneira de celebrar a proximidade e a identificação com sua audiência, relação de fidelidade que faz a emissora ser percebida como a “TV que o mineiro vê”.

PÚBLICO
Como se trata de um evento democrático, aberto ao público de todas as classe e idades, a comunicação do Réveillon é direcionada a dois tipos distintos de alvo: moradores e público em geral.

ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS
Cerca de 100 famílias treinadas e licenciadas pela PBH/Regional Pampulha e fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, recebem gratuitamente o direito de exploração da comercialização de alimentos e bebidas no evento.

ESTRUTURA
300 banheiros químicos espalhados entre os pontos de visualização, posicionados estrategicamente para dar maior conforto aos visitantes, que contarão ainda com dois postos médicos e 6 UTIs móveis para atendimento, localizados no Vertedouro, na Praça de Iemanjá e Praça da Igreja São Francisco de Assis.
Todos os anos os efetivos da PMMG, CPC (13º, 34º e 49º Batalhões), CPE, BPE e Batalhão de trânsito, atuam com policiamento ostensivo e montagem de Bases Comunitárias.
A Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, BHTrans e o Cop-BH também atuam no evento para garantir a segurança de todos presentes na Orla da Lagoa da Pampulha.

TRÂNSITO
O trânsito sofre alterações específicas para o dia 31 de dezembro, na Orla e imediações da Lagoa da Pampulha. A TV Alterosa instala faixas indicativas e contrata equipamentos de sinalização de trânsito. Uma campanha para os moradores da região divulga mapas de acesso e distribui credenciais para que não sejam privados do direito de ir e vir.

PONTOS DE VISUALIZAÇÃO
Serão 4 pontos principais: Vertedouro, praça de Iemanjá, Casa do Baile e Praça da Igreja São Francisco de Assis.
Todos os pontos têm iluminação reforçada, banheiros químicos, serviço médico e comercialização de alimentos e bebidas para maior comodidade do público.