JORNAL DA ALTEROSA
Berço do movimento LGBT em Minas, Juiz de Fora celebra dia internacional de combate à homofobia
[FOTO1]
17 de maio de 2012 — Esta quinta-feira é dia de combate à homofobia. Em Juiz de Fora houve palestras e depoimentos em praça pública. O objetivo da data é combater a discriminação por orientação sexual.
As agressões motivadas pelo preconceito integram o histórico criminal da Zona da Mata mineira. Um jovem homossexual foi agredido, morto e estripado em Muriaé. Em outra ocasião, um cabelereiro foi brutalmente estuprado a mando do pai de um rapaz com quem a vítima teria ligações afetivas em Juiz de Fora.
Além dos casos de violência extrema, há ainda a constante situação das agressões que não são físicas. Algumas pessoas usam as palavras como armas a favor do preconceito. Para evitar que casos como estes se repitam, foi criado o dia internacional de combate à homofobia, instituído no dia 17 de maio.
Juiz de Fora é considerada o berço do movimento pelos direito de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) em Minas Gerais. O município foi o primeiro do Brasil a criar uma lei contra a discriminação por orientação sexual.
Oswaldo Braga Jr., fundador do Movimento Gay de Minas, ressalta a importância do esclarecimento: “a homofobia existe porque ainda não foi criminalizada”, afirma. “Nós precisamos e lutamos por uma lei federal que criminalize a homofobia nos mesmos moldes do racismo”, ele explica.


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_175315′).innerHTML=’‘;}
17 de maio de 2012