JORNAL DA ALTEROSA
Cresce consumo das drogas da obediência no Brasil
2 de julho de 2012 – Belo Horizonte é a cidade que mais consome as chamadas drogas da obediência e o Brasil é o segundo mercado desses medicamentos que viraram polêmica porque há profissionais alertando sobre o risco para a saúde dos jovens.
Leia também:
Uso de drogas contra déficit de atenção explode e ameaça a saúde de milhões de crianças
O déficit de atenção é um problema neurológico que atinge quase 6% das crianças e adolescentes do mundo. Geralmente, a escola percebe que uma criança pode ter o déficit a partir dos oito anos.
Na maioria dos casos, o tratamento é feito com o Metilfenidato, princípio ativo da Ritalina e do Concerta. O remédio é chamado de Droga da Obediência.
Um detalhe chama muito a atenção e preocupa as autoridades de saúde, o aumento na venda do remédio. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos mostrou que no Brasil o consumo subiu 1600%, passou de 71 mil para 2 milhões de caixas.
O país é o segundo maior consumidor mundial. Um estudo da UFMG, em 2006, mostrou que em BH o consumo era quatro vezes maior do que na média nacional. Veja detalhes na reportagem:


var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById(‘d_target_181560′).innerHTML=’‘;}
2 de julho de 2012