JORNAL DA ALTEROSA

Exclusivo: operários sem segurança são flagrados em obra da PBH

[FOTO1]

Imagens exclusivas mostram a negligência de uma empreiteira com a segurança de operários em uma obra da prefeitura de Belo Horizonte. Os flagrantes revelam ainda a falta de fiscalização e cobrança do uso de equipamentos obrigatórios nos canteiros e como os trabalhadores são displicentes com a própria vida. Mais da metade dos acidentes de trabalho em Minas acontece na construção civil.

Veja imagens!

As imagens foram feitas depois de um acidente que aconteceu nos último sábado. Um operário caiu do segundo andar e quebrou a perna.

A TV Alterosa levou a gravação para o chefe da seção de segurança e saúde do trabalhador do Ministério do Trabalho e Ricardo Deusdará se surpreendeu com o que viu. Segundo ele, 60% dos acidentes de trabalho em Minas acontecem no setor da construção civil.  A equipe de reportagem voltou à obra e flagrou outro trabalhador se arriscando sem o capacete.

É comum ver exemplos de irresponsabilidade em construções civis. Operários que não se preocupam com a própria segurança ou empregadores que se omitem e não fornecem os equipamentos obrigatórios.

No bairro Floresta, zona leste da capital, o Jornal da Alterosa registrou dois operários sem equipamentos de segurança, rejuntando a fachada de um prédio.

Em março de 2010, um pintor morreu nas mesmas condições no bairro Havaí. Ele não usava o cinto de segurança e caiu do terceiro andar. Dois meses depois, um homem teve a cabeça esmagada por uma peça de 50 toneladas. Ele se soltou de um bate-estaca em uma obra na região da Savassi.

Nos casos de acidentes mais graves a fiscalização de segurança e saúde do trabalhador encaminha um laudo para a Previdência Social e Ministério Público do Trabalho. Para não ter que responder na Justiça, as empresas precisam ficar atentas.

Veja as imagens dos flagrantes e a reportagem completa:

A Superintendência Regional do Trabalho informou que os operários que não usam os equipamentos podem ser até demitidos por justa causa. A construtora pode ser multada. A prefeitura disse que notificou a empresa depois do acidente e que deve notificar de novo depois desses flagrantes. O Sindicato dos Trabalhadores em Construção Civil afirmou que vai ao local orientar os operários.

23 de fevereiro de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO