JORNAL DA ALTEROSA
Minas registra 14 mortes por picadas de escorpião em 2011
Quatorze pessoas morreram este ano em Minas Gerais, vítimas de picadas de escorpião. Em 2011, foram registrados 2.171 casos. Já em 2010, 25 pessoas morreram e 11.324 foram picadas. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde.
A última morte ocorreu nessa quarta-feira, em Sete Lagoas, Região Central do Estado. A vítima é uma menina de cinco anos, que foi picada na zona rural de Santana do Pirapama, também na mesma região. A criança foi socorrida e levada para o hospital da cidade. Mas, com a piora do estado de saúde, foi transferida para o Hospital Municipal de Saúde, mas não resistiu.
Dados do Ministério da Saúde apontam que Minas é o estado com maior número de acidentes com animais peçonhentos no Brasil. Em 2010, foram registrados mais de 19,8 mil casos. Ainda segundo ministério, a maior parte dos casos são registrados durante o verão, principalmente entre os meses de novembro e fevereiro.
Tratamento
No caso de picada, os médicos orientam o paciente a procurar um posto de atendimento de saúde mais próximo. Se o caso for grave, a vítima deve ser transferida para um hospital. Especialistas orientam as vítimas a evitar qualquer tipo de procedimentos, como lavar o local da picada. Se o escorpião for capturado, é bom levá-lo para que ele seja identificado.
Como evitar acidentes
· Usar telas ou manter fechados os ralos de pias, tanques e banheiros
· Proteger as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia
· Eliminar as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas
· Quintais com material de construção devem ser sempre vistoriados pelo morador
· Agitar sapatos, roupas e panos úmidos antes de usá-los
· Eliminar baratas, alimento preferido do escorpião
· Manter limpas e vedadas as caixas de gordura, esgoto, de redes elétrica e telefônica
· Não acumular lixo e entulho
· Conservar camas e berços afastados, no mínimo, dez centímetros da parede
· Evitar que lençóis toquem o chão
FONTE: Secretaria Municipal de Saúde (SMSA)
4 de agosto de 2011