JORNAL DA ALTEROSA

Sacolas plásticas estão com os dias contados em BH

[FOTO1]

Na semana que vem, o comércio estará proibido de usar sacolas plásticas comuns para embalar produtos. Vai entrar em vigor a lei que proíbe o material danoso para o ambiente.

Há um ano, Berenice Constantino trocou as sacolas plásticas que o supermercado oferece por caixas de papelão. Agora, leva os produtos para casa com a certeza de que está contribuindo com o meio ambiente.

A partir do dia 28 deste mês, fica proibido em todo comércio de Belo Horizonte o uso das sacolas plásticas tradicionais. As que vão ser permitidas são as biodegradáveis. Elas são bem parecidas, a diferença é que a nova se decompõe em até um ano e meio enquanto as outras demoram até 100 anos. Os consumidores vão ser incentivados a usar sacolas retornáveis.

O comerciante que desrespeitar a lei vai ser notificado. Caso não faça as alterações em 30 dias, vai pagar uma multa de R$ 1 mil. Os consumidores aprovaram a iniciativa. A engenheira Simone Lima diz que a lei é necessária. “Quanto menos lixo produzir, mais a gente ganha”, diz.

No Brasil, a cada mês, 1 bilhão de sacolas plásticas são distribuídos no comércio. Em Belo Horizonte, são cerca de 460 mil. Segundo especialistas, elas são uma das causas de entupimento de bueiros e contribuem para as inundações. Nos próximos dias, vai ser lançada uma campanha para conscientizar a população. O problema é que quase 80% dos consumidores usam as sacolas para descartar o lixo.

Confira a reportagem:

21 de fevereiro de 2011

MAIS VISTOS

NOSSOS PROGRAMAS

VER MAIS

DEIXE SEU COMENTÁRIO