PRIVADO: TROFÉU TELÊ SANTANA
Cerimônia de entrega da 10ª edição do Troféu Telê Santana será dia 24 de janeiro; conheça os concorrentes
Em 24 de janeiro, mais uma vez, no Grande Teatro do Palácio das Artes, o prêmio irá reunir jogadores, autoridades, imprensa especializada, dirigentes de clubes e grandes nomes do esporte nacional.
Durante o ano de 2010, o programa Alterosa Esporte promoveu a Bolsa de Craques, em parceria com o site Superesportes, do Portal Uai. O público votou, a cada rodada do Campeonato Brasileiro, nos melhores em campo. Os jogadores mais votados em cada posição, no final do campeonato, foram indicados ao Troféu Telê Santana. A votação dos concorrentes com mais pontos em cada categoria também foi promovida pelo Alterosa Esporte, em dezembro e início de janeiro, via SMS. Foram escolhidos 11 jogadores e 1 técnico, além dos Destaques do Interior e Especial e a Revelação do ano, com acompanhamento da auditoria da Walter Heuer Auditores.
Para formar a Seleção Telê Santana, também são apurados os votos do Conselho de Notáveis (Renê Santana, que conta com Evaldo Cruz, Dirceu Lopes, Jair Bala, João Leite, Luisinho, Nelinho, Ronaldo Luís, Palhinha, Paulo Idisoro, Raul Plassman, Reinaldo, Zé Carlos, Wilson Piazza, Éder Aleixo, Carlos Alberto Silva, Toninho Almeida, Procópio Cardoso Neto, Ilton Chaves, Jair Bala e Dadá Maravilha) e da Crônica Esportiva dos Diários Associados. Mas o voto popular é o de maior peso.
Os únicos ganhadores conhecidos até o momento são Fábio, do Cruzeiro, eleito Craque do Ano e melhor Goleiro, por ter sido o campeão de votos na Bolsa de Craques, com 457 pontos; o Destaque Nacional, que será concedido ao América, campeão brasileiro da série B; e Homenagem Especial, que será entregue ao Cruzeiro, Campeão Mineiro de Vôlei Masculino.
O telespectador assiste aos melhores momentos da cerimônia do 10º Troféu Telê Santana nesta segunda-feira, 24, logo após o Jornal do SBT, na TV Alterosa, ou, ao vivo, pelo site http://www.alterosa.com.br/aovivo a partir das 20 horas.
MASCOTES
Novidade nesta edição, uma seleção mirim irá participar do evento de premiação, no Palácio das Artes. Selecionada em promoção do Alterosa Esporte, onze crianças, entre meninos e meninas, com idade entre cinco e oito anos, serão os mascotes do Troféu Telê Santana, e acompanharão os grandes craques dos gramados durante a cerimônia de gala.
A HISTÓRIA
Em 18 de fevereiro de 2002, a TV Alterosa promovia a primeira edição do Troféu Telê Santana. O objetivo era premiar os melhores jogadores e o melhor técnico do futebol mineiro, escolhidos democraticamente pelos telespectadores do programa Alterosa Esporte. Já no primeiro ano, o Troféu Telê Santana conquistou o respeito da crônica esportiva brasileira e se tornou um dos prêmios mais cobiçados por jogadores e técnicos de futebol atuantes em Minas Gerais.
Os melhores jogadores que já passaram pelos maiores times de Minas foram premiados com o Troféu Telê Santana. Além daqueles que praticam o esporte mais famoso do país dentro de campo, também passaram pelo tapete verde da noite de gala grandes técnicos e ilustres desportistas como Parreira, Luxemburgo, Levir Culpi, Ney Franco e Muricy Ramalho.
Grandes nomes do esporte especializado homenageados por este prêmio também guardam o Troféu Telê Santana em casa, como Giba, Thiago Pereira, Luciano Correa e Cristiano da Mata.
O TROFÉU
O troféu que a Seleção Telê Santana leva para casa é uma criação do artista italiano Mario Seguso, da Cristaleria Artística Cá d'Oro. Descendente de uma das mais tradicionais famílias de vidreiros de Murano, Seguso especializou-se em design e gravação em cristal no Instituto de Arte de Veneza.
Para criar o troféu que se transformou no sonho de todos os atletas que atuam em Minas Gerais, o mestre italiano buscou inspiração na delicadeza do cristal e na força da tradição do futebol, produzindo uma peça de rara beleza que constitui um verdadeiro prêmio aos vencedores.
Finalistas do TROFÉU TELÊ SANTANA 2010:
ATACANTE:
- Alessandro (Ipatinga)
- Diego Tardelli (Atlético)
- Fábio Júnior (América)
- Obina (Atlético)
- Thiago Ribeiro (Cruzeiro)
- Wellington Paulista (Cruzeiro)
LATERAL-ESQUERDO:
- Diego Renan (Cruzeiro)
- Leandro (Atlético)
- Marinho Donizete (Ipatinga)
- Rodrigo (América)
LATERAL-DIREITO:
- Jonathan (Cruzeiro)
- Luizinho (Ipatinga)
- Marcos Rocha (América)
- Rafael Cruz (Atlético)
QUARTO-ZAGUEIROS:
- Cláudio Caçapa (Cruzeiro)
- Micão (América)
- Werley (Atlético)
- Rodrigo (América)
ZAGUEIRO-CENTRAL:
- Leo (Cruzeiro)
- Leandro Brasília (Ipatinga)
- Preto (América)
- Rever (Atlético)
PRIMEIO VOLANTE:
- Dudu (América)
- Fabrício (Cruzeiro)
- Leandro Ferreira (América)
- Max Carrasco (Ipatinga)
SEGUNDO VOLANTE:
- Henrique (Cruzeiro)
- Marquinhos Paraná (Cruzeiro)
- Serginho (Atlético)
- Zé Luiz (Atlético)
PRIMEIRO MEIA:
- Irênio (América)
- Montillo (Cruzeiro)
- Ricardinho (Atlético)
- Walter Minhoca (Ipatinga)
SEGUNDO MEIA:
- Diego Souza (Atlético)
- Gilberto (Cruzeiro)
- Renan Oliveira (Atlético)
- Roger (Cruzeiro)
TÉCNICOS:
- Dorival Jr (Atlético)
- Cuca (Cruzeiro)
- Mauro Fernandes (América)
- Nedo Xavier (Ituiutaba)
- Marcos Birigui (Uberaba)
REVELAÇÃO:
- Renan Ribeiro (Atlético)
- Rafael (Cruzeiro)
- Otávio (América)
DESTAQUE DO INTERIOR:
- Guarani, de Divinópolis (campeão mineiro do Módulo II)
- Ituiutaba (vice-campeão brasileiro da Série C)
- Nacional, de Nova Serrana (campeão mineiro da Segunda Divisão)
- Uberaba (campeão da Taça MG)
DESTAQUE ESPECIAL:
- Gabrieli Caroline Passos dos Reis, 13 anos (atleta do Projeto Curumim, medalha de prata no Brasileiro de Judô)
- Franck Caldeira (vencedor da I Meia Maratona Internacional de BH)
- Serginho Sette Câmara, 12 anos (campeão da Copa Brasil, Vice-Campeão Brasileiro e 3º colocado no Campeonato Sul-Americano de Kart – categoria Cadete)
- Anderson Amaral (com apenas 14 anos, ganhou todos os títulos na categoria 85cc: Brasileiro de Motocross, Superliga de Motocross e Arenacross. Apontado como a maior revelação do motocross nacional na atualidade)
- Gabriela Braga Guimarães (Mackenzie, campeã sulamericana infanto-juvenil com a seleção brasileira)
- Nathalia Brígida (Minas Tênis Clube – 1º ano de júnior, medalha de bronze no Mundial de Judô / ouro no Panamericano Sub-20 e no Brasileiro Sub-20 e bronze no Torneio de Thuringia, na Alemanha)
12 de janeiro de 2011